Picolé de banana com pasta de amendoim.
Rceita do Diego Bonfietti.
Aqui temos um alimento muito querido pelos atletas e marombas, a deliciosa pasta de amendoim.
Muita gente que começa a se adaptar ao habito da alimentação saudável, tem muita dificuldade em gostar desse alimento ou de encontrar um que realmente preste.
Vamos ser sinceros que se for pra comer aquela pasta de amendoim cheia de açúcar melhor nem comer né!
Além de ser difícil de achar uma que realmente seja sem muitos aditivos, tem o problema de que ela é super calórica, o que não quer dizer que você não deva comer, mas que deve ter cautela nas porções.
Segundo o site da Catracalivre:
O alimento é rico em gorduras boas, ômega-6, fonte de proteína, além de ter baixa carga de carboidratos, assim como a maioria das castanhas.
Basicamente, o produto integral é feito só de amendoim torrado e triturado até ganhar a consistência cremosa.
No entanto, é preciso ficar atento, pois algumas marcas comerciais adicionam vários ingredientes, como açúcar, óleos vegetais e gordura hidrogenada.
Para quem vai comprar em vez de fazer em casa, os nutricionistas recomendam observar o rótulo e procurar escolher uma que não tenha gordura hidrogenada. É bom lembrar também que a ordem em que os ingredientes aparecem na embalagem tem relação com a quantidade contida no produto. Ou seja, o primeiro ingrediente é aquele que está em maior quantidade.
Agora veja os benefícios dessa pasta:
- Ajuda no ganho de massa muscular, por ser uma ótima fonte de proteína e energia
- Favorece o sistema imunológico, pois é fonte de gorduras boas e ômega-3
- Previne cãibras, pois contém magnésio que é muito importante para os músculos
- Rica em vitaminas e minerais
- Fornece energia para o corpo, por conter muitas vitaminas do complexo B, que melhora no funcionamento das mitocondrias
Lendo ainda mais um pouco sobre os melhores momentos de ingestão desse alimento, que eu particularmente adoro, descobri que ,segundo o mesmo site Catracalivre:
De acordo com a nutricionista Patrícia Leite, o alimento não é bem-vindo no pós-treino. “É aquele momento em que o corpo está na janela anabólica, que precisa ter absorção dos nutrientes o mais rápido possível para a corrente sanguínea, para que eles estejam disponíveis para o tecido muscular se recuperar. E como a gordura leva mais tempo no estômago para ser liberada para a corrente sanguínea, então, não é uma boa opção nesse momento”, explica a nutricionista.
Já no pré-treino pode ser interessante comer uma banana com pasta de amendoim. Embora a banana tenha um índice glicêmico alto, com a gordura da da manteiga, a absorção do carboidrato da banana será mais lenta.
É importante dizer, no entanto, que – como o amendoim é um alimento calórico – é importante aliar seu consumo com uma dieta equilibrada e prática de atividade física.
Gostou?
Já estou animada pro meu próximo treino!
Veja outras receitas com amendoim no nosso blog:
Os sabores de teus pratos possuem pura magia. É belo de ver, gostoso de provar e transmite a plena satisfação de quem prova!